ORTODONTIA CORRETIVA

Com o objetivo de corrigir dentes mal posicionados (mal oclusão) assim como atuar sobre alguns desvios de crescimento da maxila e/ou mandíbula, a Ortodontia corretiva surge como o recurso terapêutico a adotar. Ela assume um papel fundamental na prevenção, interceptação e tratamento da mal oclusão atuando na infância, adolescência e também em adultos obtendo ótimos resultados.
ORTODONTIA

TIPOS DE TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS

ORTOPEDIA

A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição, fala e articulação temporomandibular (ATM).
Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, o dentista é quem irá avaliar a necessidade de cada individuo.
-
Aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva ou cimento; são compostos por bráquetes:
* metálicos
* plásticos
* cerâmicos
e também tubos, anéis e ligaduras elásticas que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente.
-
Aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias; ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).
A ortopedia facial é usada para corrigir desequilíbrios ósseos e musculares nos maxilares e assim melhorar a eficiência de algumas funções naturais da boca, como a respiração e a mastigação.
Esse tipo de problemas costuma ter duas origens possíveis: fatores genéticos e alterações nos processos da boca, como a falta de estímulo à mastigação e problemas respiratórios.
À diferença de outras áreas da ortodontia, a ortopedia facial atua nos ossos e não diretamente nos dentes. Por isso, esse tipo de tratamento costuma ser feito com aparelho removíveis e não fixos.
Também pelo fato de mexer com ossos, a ortopedia facial é aplicada geralmente durante a fase de crescimento, já que é mais fácil corrigir o desenvolvimento dos ossos enquanto estão se formando do que depois de formados.
É por isso que o uso de aparelhos em tratamentos de ortopedia facial entre adultos é menos eficiente.